teste

Deus Proverá

“Entretanto, o Anjo do SENHOR o chamou do céu: “Abraão! Abraão!” Ao que prontamente lhe respondeu Abraão: “Eis-me aqui!” -“Não estendas a tua mão contra o rapaz!” − ordenou o Anjo “Não lhe faças nada! Agora bem sei que temes a Deus, porquanto não me negaste teu amado filho, teu único filho!” Em seguida, tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho. Então Abraão deu àquele lugar o nome de Yahweh-Jireh, “O SENHOR Proverá”. Por isso até nossos dias se diz: “No monte do SENHOR se proverá!” – Gênesis 22: 11-14

 1 Reis 17:1-9. A viúva de Sareptá foi recompensada por sua fé

Hoje vamos trabalhar com 02 texto, ambos com personagem diferentes, uma mais espiritual , o pai da fé, e o outro em uma grande tribulação, mas com o mesmo significado, o mesmo destino, duas crianças condenada à morte.

Proverá vem do verbo prover. O mesmo que: fornecerá, abastecerá, recheará, guarnecerá, aprovisionará, abastará, sortirá, munirá.

“Deus proverá” originada do texto hebraico de Gênesis 22:14 – “Então Abraão deu àquele lugar o nome de Yahweh-Jireh, “O SENHOR Proverá”. Por isso até nossos dias se diz: “No monte do SENHOR se proverá!”, que é  composta de duas palavras. A primeira é o nome de Deus no Antigo Testamento: “Yahweh”, onde o tetragrama Sagrado YHVH ou YHWH, refere-se ao nome do Deus de Israel em forma escrita já transliterada, que é comumente pronunciado no português como “Jeová, Javé”. A outra palavra hebraica é “Yireh”. A expressão completa significa algo como “O Senhor proverá”.

 

Nesse contexto, o texto bíblico nos ensina que em momentos de lutas, perseguições, aflições, como Davi estava passando, é a presença do Senhor que não faltará, oferecendo o Caminho certo, o Socorro bem presente, como destaca o  Salmo 91, que aqui cito os 4 primeiros versos para elucidar “Aquele que vive na habitação do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-Poderoso desfrutará sempre da sua proteção. Sobre o Eterno declara: “Ele é meu refúgio e minha fortaleza, o meu Deus, em quem deposito toda a minha confiança”. Ele te livrará do laço do inimigo ardiloso e da praga mortal. Ele te cobre com suas plumas, e debaixo de suas poderosas asas te refugias; sua fidelidade é escudo e armadura”. Salmo 91:1-4

 

Porém analisando corretamente o contexto de Gênesis 22, conclui-se que o texto do verso 14 é uma provisão divina, temos aqui algumas características para Deus prover em sua vida.

1º Ter fé -Confiança – Acreditar naquilo que não se vê, quando Deus fala com Abrãao e pede seu filho, Deus estava pedido algo de grande valor a Abrãao, em outras palavras , era como se tivesse me  pedindo algo que eu amo muito , ou você ama, algo que para você tem grande valor sentimental. E muitas vezes, não só fato de nós perdemos algo, podemos também ser acometidos por uma doença, um fase de grande choque em nossa vida, onde nossa fé deverá ser exercitada. E isso faz com que nós possamos tomar nossa primeira decisão, se cremos realmente em Deus ou não , se vamos exercitar nossa fé Nele.

2° Coragem – Abrãao, pegou seu filho, arrumou as coisas e foi ao monte para poder executar o que Deus havia lhe pedido. Nesse momento, mostra a coragem de Abrãoo , mostra o quanto ele Confia em Deus, por imagine você, eu , termos que caminhar uma distancia grande sabendo que no fim teremos que entregar alguém que amamos, para um outro ser, que deveria ser luz em nossas vidas, nós trazer paz e amor. Mas você sabia que nós fazemos isso todos os dias de nossas vidas. Alguns ainda fazem , outros procuram de uma forma não fazer.

É certo que o Senhor não deixará seus filhos abandonados, por isso o próprio Senhor Jesus nos diz em Mateus 6: 24-34 – “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou será leal a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mâmon. Portanto, vos afirmo: não andeis preocupados com a vossa própria vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que as roupas? Contemplai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem armazenam em celeiros; contudo, vosso Pai celestial as sustenta. Não tendes vós muito mais valor do que as aves? Qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar algum tempo à jornada da sua vida? E por que andais preocupados quanto ao que vestir? Observai como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Eu, contudo, vos asseguro que nem Salomão, em todo o esplendor de sua glória, vestiu-se como um deles. Então, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Portanto, não vos preocupeis, dizendo: Que iremos comer? Que iremos beber? Ou ainda: Com que nos vestiremos? Pois são os pagãos que tratam de obter tudo isso; mas vosso Pai celestial sabe que necessitais de todas essas coisas. Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações. É suficiente o mal que cada dia traz em si mesmo”.

Vou colocar no português para você: Quando você comete um pecado, estamos sacrificado a nós para o diabo, ou seja, entregado nossa vida a ele todos os dias.  Precisamos ter coragem para dizer não para as coisas deste mundo.

3°Atitude- sair do seu lugar– Além da fé e coragem, Abrãao precisou ter atitude, precisou tomar uma decisão , levar seu filho para ser sacrificado, e essa é a decisão que precisamos tomar todos os dias de nossa vida. Aceitar o sacrifício, que foi feito por Jesus em nossa vida.

A Bíblia nos ensina que todos pecaram e Jesus foi entregue como cordeiro; “isto é, a justiça de Deus, por intermédio da fé em Jesus Cristo para todas as pessoas que creem. Porquanto não há distinção. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação por meio da fé, pelo seu sangue, proclamando a evidência da sua justiça. Por sua misericórdia, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos” – Romanos 3:22-25

 

O salario do pecado é a morte,Jesus nos salvou da morte eterna, nos resgatando pelo preço de sangue, vertido na Cruz do Calvário, ou seja, “No monte do SENHOR se proverá”(Gênesis 22:14b), e ali no monte, naquele Calvário, o Senhor proveu o sacrifício com seu Santo Cordeiro.

 

Sendo assim, A Cruz me libertou, e o Cordeiro que tira o pecado do mundo, foi entregue em meu lugar, então como o Senhor Jesus disse: “Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas”– Mateus 6:33.

 

No amor de Cristo, e certo que Ele me salvou, me elegeu e cuida de mim.

Por Alencar Nunes Bernardino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.