teste

MENSAGEM DA CÉLULA IBN 08/12/2019

I Pe. 2:1-4
1 DEIXANDO, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações,2 Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo; 3 Se é que já provastes que o SENHOR é benigno;4 E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade,pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,PASSOS P/ O CRESCIMENTO ESPIRITUAL
Int: Certa vez, falando com algumas pessoas, eu disse: Para conseguirmos alguns objetivos sérios, precisamos renunciar algumas ocupações e até objetos. Numa concorrência que exige excelência, muito investimento de tempo, dinheiro, treino, estudo, precisa ser investido! Para quem é casado, um dos passos para se ter uma família equilibrada, é “deixar a vida de solteiro!” (explicar).
É necessário que alguns vícios sejam abandonados para que fiquemos em alguns ambientes e, para que outros consigam ficar perto de nós. É importante que cada pessoa que deseja crescer, analise: será que aquele amigo que anda comigo, está me ajudando crescer? Isso não é ser interesseiro, é ser criterioso! Há momentos que somos ajudados, e também há momentos que precisamos ajudar alguém! S. João 5: 2- 17 2 Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.
3 Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.
4 Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
5 E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
6 E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
7 O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
8 Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
9 Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.
10 Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito.
11 Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse:Toma o teu leito, e anda.
12 Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito, e anda?
13 E o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão.
14 Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.
15 E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara.
16 E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.
17 E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. (Aplicar sobre o sábado) Não se encontra
no N.T. Jesus e qualquer outro Apóstolo falando e ensinando sobre a guarda do sábado! Se alguém tinha alguma dúvida, guarde Jesus!
E, Há momentos que vc irá procurar alguém, e todos estarão ocupados, isso é muito ruim, mas, nos ajuda a desenvolver a paciência, a fé e a total dependência de Deus! (um passo importantíssimo p/ o nosso crescimento espiritual é, sabermos depender de DEUS!)
Para que o nosso processo de crescimento continue, é necessário mexer em algumas feridas, Ex:
• Deixar a troca de cônjuges, há pessoas (que se dizem cristãs) que já estão no quarto casamento… onde está o problema?
• Há mentiras que parece que nos trazem lucro, PARECE! Há pais que só veem defeitos nos filhos, e filhos que só veem defeitos nos pais.
• Há pessoas que não aceitam algumas características do seu cônjuge.
• A Psicologia descreve como uma das mais desafiadoras relações, SOGRA X NORA, que as noras deixem de infernizar sua sogras e, que as sogras deixem de ser possessivas!
• Precisamos deixar o ordinário, o carnal, para que possamos desfrutar de relacionamentos edificantes! Precisamos deixar o comodismo para que possamos fazer a obra de Deus de verdade!
• Precisamos considerar alguns valores agora, para evitarmos alguns erros depois, pessoas foram entrevistadas bem
próximas da morte, e o que elas falaram sobre arrependimento? Ex: • 1º Eu gostaria de ter priorizado mais a minha vida espiritual!
MT. 6:33, 34 33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
• 2º Eu deveria ter confiado mais no poder de Deus! SL. 84: 5, 6, 7 5 Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados. 6 Que, passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva
também enche os tanques. 7 Vão indo de força em força; cada um deles em Sião aparece perante Deus.
• 3º Eu queria ter sido um esposo (a) melhor! Ef. 5:23, 24, 25

23 Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador
do corpo. 24 De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. 25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. 28 Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. 
4º Eu queria ter sido um pai (mãe) melhor! Não fale aos seus filhos o que eles querem ouvir, ensine o caminho do estudo e do trabalho, fale de JESUS, evite erros grosseiros, ENSINE A ELE O SL. 1º
1 BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

2 Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Faça a sua parte!

5º Eu gostaria de ter vivido mais em santidade! Muitos escolhem caminhos errados! A bíblia diz: Há caminhos que ao homem parece direito, mas resultam na morte! Hb. 12:1-3 1 PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem  de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, 2 Olhando para Jesus, autor e consumador da
fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

6º Eu queria ter sido um cristão melhor! Pv.11:30 b O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio (comece agora!)
7º Eu queria não ter desperdiçado tanto tempo! As pessoas próximas à morte, disseram, o tempo passa rápido demais! Tg. 4:4Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. 6 Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

7 Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.

9 Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Precisamos considerar!
O CRESCIMENTO NÃO VAI ACONTECER SEM PROPÓSITO E NÃO É AUTOMÁTICO. EXIGE ESFORÇO DA NOSSA PARTE. Tem muita coisas que passamos para Deus, que é da nossa responsabilidade. Precisamos nos esforçar para essas coisas. Precisamos tomar as rédeas da nossa vida. Eis alguns fatores inegociáveis!
1 O tempo: O primeiro fator para o nosso crescimento, mas o tempo por si só não quer dizer que crescemos espiritualmente. A idade natural, por exemplo, não quer dizer idade espiritual. Idade não quer dizer maturidade. Maturidade não quer dizer idade, o que vem com a idade é a fase de ser ancião. Tempo de crente também não quer dizer que somos mais maduros espiritualmente.
O segredo está no que você está fazendo com esse tempo.
2 A proximidade: Às vezes, o fato de andarmos com pessoas maduras pode acabar supondo que nós somos maduros também.
Às vezes, temos amigos maduros espirituais e podemos achar que isso nos torna maduros espiritualmente.
Afinal, tem aquela frase: dize-me com quem andas e direi quem tu és…” com certeza a influência é algo importante e é real na nossa vida. Não é o simples fato de eu estar perto de pessoas maduras que me fará maduro.
Olhando para a Bíblia temos exemplos disso, Judas era próximo a Jesus.
Ananias e Safira estavam no meio da Congregação. Demas, era Obreiro de Paulo! Nem sempre estar próximos de pessoas maduras vai nos tornar maduros também.
“Porque não quero, irmãos, que vocês ignorem o fato de que todos os nossos antepassados estiveram sob a nuvem e todos passaram pelo mar. Em Moisés, todos eles foram batizados na nuvem e no mar. Todos comeram do mesmo alimento espiritual e beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo. Contudo, Deus não se agradou da maioria deles; por isso os seus corpos ficaram espalhados no deserto.” (I Coríntios 10. 1-5) 
Lembra da sua turma do Seminário (quem passou), aula de maturidade, liderança, todos ouviram a mesma palavra e quantos resultados diferentes… Não é o fato de estarmos na mesma igreja que determina o nosso crescimento, mas o que eu faço com as oportunidades que Deus tem me dado para crescer.
3 Conhecimento da Palavra
Precisamos desejar o genuíno leite da palavra. Só o conhecimento não gera crescimento. O adulto é aquele que pela prática consegue discernir o que é espiritual de DEUS e o que é almático, assume um comprometimento ético com a obra! . Saber a Bíblia decorada não te faz crescer se você com humildade, não a colocar em prática.
“Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.” (Tiago 1.21)
É preciso acolher a palavra já implantada em seu coração. Leia a Palavra, bons livros. A prática desse conhecimento o ajudará no crescimento.
4 Os dons do espírito
O batismo no Espírito Santo é necessário e os dons são importantes não só para os ministros, mas para os crentes. Operar nos dons não quer dizer maturidade espiritual, em corinto existiam os dons espirituais em atuação, mas eram de forma desequilibrada e bagunçada, e por isso, Paulo escreveu cartas para equilibrar aquelas igrejas. Agora, a operação dos dons vem pra gerar crescimento, mas é necessário equilíbrio. Se a operação dos dons espirituais (na igreja), não forem equilibrados, filtrados, gerará com certeza, estrelismo e gurus espirituais.
Crescimento espiritual é o nosso espirito no controle das nossas ações e emoções. E não a nossa carne guiando a nossa vida, e ai o fruto do espírito nos guiará.
5 Aparência
Uma pessoa madura tem um comportamento diferente de uma pessoa imatura. Mas o simples fato de você agir de forma madura, se comportar como crente, não te torna madura, não é porque você fala como crente, tem um adesivo no carro!
“…tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afastese desses também.” (II Timóteo 3.5)
“Não estamos tentando novamente recomendar-nos a vocês, porém estamos dando a oportunidade de exultarem em nós, para que tenham o que responder aos que se vangloriam das aparências e não do que está no coração.” (II Coríntios 5.12)
Temos que ter cuidado no nosso comportamento, ver se isso é natural ou artificial.
6 As provações
Há pessoas que acham que já cresceram porque já passaram por muitos problemas, circunstâncias, mas não é a quantidade de problemas que você já enfrentou que faz você crescer. É a forma que você passou pelos problemas que o faz crescer.
“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações,” (Tiago 1.2)
Não é apenas passar pelo problema, mas como eu passo por ele, porque posso passar me preocupando, ficando triste, desesperado, me estressando, desenvolvendo a depressão, e eu não posso achar que depois de passar por esse problema, desta forma, terei amadurecido, não! Essa não é a forma de amadurecer, passando por uma circunstância.
Uma pessoa madura, não se comporta dessa forma durante uma circunstância. Ela vai entender que aquela circunstância é uma oportunidade de provar a fé que tem. É andar em paz, mesmo diante do problema. É declarar a palavra de fé mesmo em meio ao problema e ai sim, você será uma pessoa diferente depois do problema. Mas não foi o problema que o fez crescer, mas a forma que você o enfrentou!
Não adianta colecionar problemas! Isso não é maturidade. Você pode passar pela circunstância e ser aprovado ou não.
7 Ministério
Algumas pessoas pensam que só porque estão servindo a Deus, envolvidas no ministério, isso as faz maduras. Há pessoas que se envolvem muito com a obra de DEUS, mas, não se envolve com o DEUS da obra!
Servir as pessoas, trabalhar nos departamentos é importante, mas fazer isso não me torna maduro espiritualmente, é como eu estou servindo.
Com que motivação? Pode acontecer de servirmos por vaidade, desencargo de consciência, ou, só para passar o tempo! Quanto mais crescemos espiritualmente, mais queremos servir as pessoas. Ministério é cuidar dos outros, é resolver um problema que não é seu e não foi você que o criou.
A ILUSTRAÇÃO: O RATO DESESPERADO!

O texto bíblico lido no início dizia, “deixando”, precisamos de uma forma enfática e radical deixar a malicia, o engano, a inveja, a maledicência, a prostituição, a impureza, a libertinagem, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, bebedices, facções, APC. 21:8 Disse Jesus: Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. (COMENTAR).
• Para que tenhamos um saudável crescimento espiritual, precisamos desejar as virtudes espirituais! Há muitos irmãos que precisam rever suas práticas:
• Não gostam de ler a bíblia, vêem e lêem de tudo, menos a bíblia,
• Não conhecem as profecias messiânicas,
• Não conhecem as promessas da palavra de Deus!
• Não conhecem o plano da salvação!
• Não sabem o que somos em Deus!
• Não conseguem contar pelo menos as principais histórias; de Moisés, Rute, Débora, Daví, Salomão, Jó, Daniel, Isaías, Paulo, João, Pedro, Lóide, Eunice, Não precisa saber contar a história de todos, mas pelo menos de algumas…
O texto diz, chegando-vos para ele, depois que Jó tivera várias experiências com Deus, chegou a dizer: antes eu te conhecia de ouvir falar, agora, os meus olhos te vêem! (Há pessoas na igreja, que tomam Ceia, e só conhecem a Cristo no sentido histórico!) 
II Tim. 4: 10 Porque Demas me abandonou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Demas havia abandonado o Ap. Paulo, por causa da vida mundana! E Paulo pregava a Cristo! II Tim. 4:14 Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras. (Se um dia alguém te causou muitos males, não seja vingativo, coloque nas mão de Deus!) Precisamos abandonar alguns comportamentos mundanos, ímpios, vergonhosos para um Cristão!
Mc. 15: 1-15 1 E, LOGO ao amanhecer, os principais dos sacerdotes, com os anciãos, e os escribas, e todo o Sinédrio,
tiveram conselho; e, ligando Jesus, o levaram e entregaram a Pilatos.
2 E Pilatos lhe perguntou: Tu és o Rei dos Judeus? E ele, respondendo, disse-lhe: Tu o dizes.
4 E Pilatos o interrogou outra vez, dizendo: Nada respondes? Vê quantas coisas testificam contra ti.
5 Mas Jesus nada mais respondeu, de maneira que Pilatos se maravilhava.
6 Ora, no dia da festa costumava soltar-lhes um preso qualquer que eles pedissem.
7 E havia um chamado Barrabás, que, preso com outros amotinadores, tinha num motim cometido uma morte.
8 E a multidão, dando gritos, começou a pedir que fizesse como sempre lhes tinha feito.
9 E Pilatos lhes respondeu, dizendo: Quereis que vos solte o Rei dos Judeus?
11 Mas os principais dos sacerdotes incitaram a multidão para que fosse solto antes Barrabás.
12 E Pilatos, respondendo, lhes disse outra vez: Que quereis, pois, que faça daquele a quem chamais Rei dos Judeus?
13 E eles tornaram a clamar: Crucifica-o.
14 Mas Pilatos lhes disse: Mas que mal fez? E eles cada vez clamavam mais: Crucifica-o.
15 Então Pilatos, querendo satisfazer a multidão, soltou-lhe Barrabás e, açoitado Jesus, o entregou para ser crucificado. Ninguém pode ver CRISTO como um coitado! A mão de DEUS estava por trás de tudo
isso!!! Cristo dera sua vida pela humanidade!
Esse ocorrido nos faz lembrar aquele texto que diz: amaram mais as trevas de que a luz! O Ap. João escreveu: S. Jo. 1: 1, 10-14
1 NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus.
3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
10 Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;
13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
Cristo é a principal base para o sentido da vida!
APELO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.