teste

Mensagem da célula Ibn 10/02/2018

VIGIAI PARA NÃO SER SURPREENDIDO! 

Mt 25:1-13

O capítulo 24 e 25 do Evangelho escrito por Mateus são proféticos. Essas profecias, Jesus disse como uma resposta aos seus discípulos quando eles perguntaram que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo no monte das Oliveiras. E a parábola das Dez Virgens fala do tempo da Sua Volta.

E Jesus começa esta parábola dizendo que o Reino dos céus é semelhante a dez virgens que, pegaram suas lâmpadas e saíram ao encontro do noivo. E cinco prudentes, levaram suas lâmpadas e o azeite; e cinco néscias levaram as lâmpadas e não levaram azeite consigo. O noivo tardando, elas adormeceram. Á meia noite ouviu-se um clamor, todas acordaram, preparam suas lâmpadas, mas cinco não tinham azeite suficiente nas vasilhas e sai para comprar. O noivo chega, as prudentes vão com o noivo e as néscias ficam para traz.

Três pontos nos chama atenção nas parábolas: ser cheio do azeite, não ser negligente e sermos vigilantes.

Nas Escrituras, o azeite tem vários usos e todos são representativos do Espírito Santo: para as ofertas, para ungir, para dar luz, para curar. O azeite era usado para o candelabro e as lâmpadas. O azeite tem um significado espiritual no contexto bíblico. Provérbios 20:27 no diz que o espírito do homem é a lâmpada do SENHOR e que esquadrinha todo o mais íntimo do corpo. É no nosso espírito que o Espírito Santo habita, Ele é o azeite.

As virgens insensatas da parábola tiveram um problema com o azeite. Elas tinham azeite apenas para as suas lâmpadas.

O recipiente para o azeite de reserva estava vazio. Elas sabiam da necessidade de terem azeite sobrando a fim de que as lâmpadas pudessem manter acesas à noite. Mas foram negligentes, descuidadas, não se atentaram da responsabilidade em adquirir o azeite para aquele momento. Não foram vigilantes. “Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir. (Mt 25:13)”

Diante desse contexto podemos tirar aplicações para nossa vida.

Não deixe faltar o azeite.

Como está o azeite na sua vida?

É importante que você entenda que a salvação é pela Graça, recebemos de Deus por meio do sacrifício de Cristo da Cruz do Calvário, e no momento que o homem, pela fé, recebe Jesus como Senhor e Salvador, o seu espirito é vivificado, o Espírito Santo vem morar no espírito do homem. Porém, precisamos ser cheio do Espírito Santo. Precisamos que o nosso interior seja cheio do Espírito Santo.

Azeite na lâmpada fala do Espírito Santo no interior do crente. Veja o que as Escrituras dizem a respeito do andar no espírito, de sermos cheios do Espírito e de não extinguir o Espírito em Gl 5:16, 1Tl 5:19 e Ef 5:18 Para ser cheio do Espírito Santo é necessário purificação de todas as coisas que entristece ou apaga o Espírito Santo. Para ser cheio do Espírito Santo não depende de nós pedirmos ao SENHOR que nos enche, mas sim procurar encher-nos com o Espírito Santo.

Ser cheio do Espírito Santo é subjetivo, depende somente de cada um de nós. Ser cheio do Espírito Santo não depende do seu cônjuge, não depende dos seus pais, não depende da imposição das mãos de outras pessoas, mas depende exclusivamente de você em buscar, em pagar o preço. Não deixe faltar o azeite!

Não seja negligente, seja vigilante!

Você tem sido vigilante?

Somos exortados pela Palavra a sermos vigilantes; a andar em Espírito, desviar do mal, a não satisfazer a carne, a buscar intimidade com o Senhor. Não podemos ser descuidado, pensando que estou salvo e não preciso orar, não preciso jejuar, não preciso ler, meditar, estudar a Palavra de Deus, não preciso negar a mim mesmo.

Não podemos ser negligentes com a vida celestial que o Senhor nos concedeu; não podemos brincar com o pecado.

A Bíblia nos exorta a estarmos vigilantes em todo o tempo porque não sabemos a hora em que há de vir nosso Senhor Jesus. Não sabemos o dia em que Ele vem, por isso precisamos estar em constante vigilância. Devemos ser vigilante contra toda ação de satanás que tenta nos desviar do alvo de Deus.

Em Mateus 7:26, Jesus disse que aquele que ouve as suas palavras e não põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.

Portanto, sejamos vigilantes. Procuremos ser cheio da presença do Espírito Santo. Como vimos, a parábola das Dez Virgens é exortação da parte do Senhor Jesus para estarmos vigilantes quanto a sua volta. A salvação eterna não se compra. Mas galardão você tem que conquistar. Lembre-se o que Jesus disse em Lc 13:24:

“Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.”

Avisos:

  • Aulas de maturidade, liderança e pós-liderança aos domingos às 08h30min;
  • Estão abertas as inscrições para o Seminário Teológico – STEMAT, que a partir de agora contarão com aulas todos os sábados e a Jornada Teológica no final do trimestre, mais informações com os professores da escola bíblica dominical e obreiros Alexandre e Altemar;
  • Dia 12 de fevereiro às 19h30min assembleia para eleição da diretoria para o triênio 19/21;
  • Dia 22 de fevereiro culto especial de formatura da turma do STEMAT;
  • Inscrições do retiro de carnaval estão sendo feitas nos 03 prédios, valor de R$ 110,00 durante o mês de fevereiro. Qualquer dúvida sobre pagamento e demais informações, pode procurar o irmão Nogueira.

Por Juci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.