teste

Mensagem da célula IBN 20/10

A graça que não se tornou vazia!

Texto base: 1 Co 15:9-10

Introdução

À graça de Deus não se manifesta apenas no momento de nossa conversão à fé em Cristo, mas em toda a nossa jornada rumo ao destino planejado pelo PAI, que é que nos tornemos filhos como Jesus, isto é, no modelo e no padrão de Jesus (Romanos 8.29).

É a graça de Deus que nos transforma em seu filho por meio da nossa fé em Cristo (João 1.12), e é a graça que nos capacita todos os dias a sermos como Jesus.

Não podemos pensar em Jesus apenas como um mestre ou um modelo de homem, mas temos que pensar em Jesus como Àquele que nos capacita e nos transforma em pessoas à Sua semelhança segundo o poder que em nós Ele opera.

A passagem de 1 Co 15:9-10 e Ef 3:7,8 são muito edificantes, e nos mostra como uma pessoa cheia da sua graça pode ser e fazer coisas maravilhosas, cumprindo seu chamado e a sua missão neste mundo (Ef. 2.10); como por esta graça podemos trabalhar e sermos eficazes em nosso labor e vermos o fruto de nossas mãos, totalmente entregues e voltados para fazer a Sua vontade nesta terra e sermos Seus ministros.

Discussão

1- Você sabia que Deus tem uma missão específica para Sua vida e te capacitou para o cumprimento do seu chamado?

(r. cunho pessoal)

Fundamento bíblico Efésios 2.10

2- Peça para que uma ou duas pessoas comente esta afirmação com base no texto de 1 Co 15:9-10:

Se quisermos sermos como Jesus precisamos que Ele trabalhe em nossa vida de dentro para fora, mediante seu poder!

Objetivo

– Compreender que a graça de Deus é que nos capacita a sermos como Jesus e não podemos alcançar o Seu alto padrão com esforço próprio;

– Compreender que nossa batalha para nos transformarmos à imagem de Cristo começa na oração e na intimidade com o Senhor;

– Compreender que toda a provisão para o desenvolvimento do nosso chamado já foi provido e colocado em nós pela graça de Deus.

Desenvolvimento

Em 1 Co 15:9-10 e Ef 3:7,8 temos duas passagens muito semelhantes, que tratam do mesmo assunto e merecem nossa atenção. O apóstolo nestas duas passagens revela que se considerava bem pouca coisa, no que concerne ao seu valor pessoal, não merecendo de qualquer forma tão elevado ofício.

Se está escrito na bíblia merece nossa atenção! Se está escrito duas vezes muito mais!

Separamos o texto em 4 tópicos, para nossa compreensão, utilizando como base o texto de 1 Coríntios.

Texto base: 1 Co 15:9-10

1 – Para enxergarmos a graça de DEUS na nossa vida, precisamos primeiro nos enxergar

Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus.

1 Coríntios 15:9

O apóstolo Paulo nunca se esqueceu de quem era, e seu passado sempre esteve bem claro em sua mente, o que podemos ver nos textos de 1 Co 15:9-10 e Ef 3:7,8, 1 Timóteo 1:12-15. Isso permitia que Paulo não se ensoberbecesse e lembrasse que ele era o que era pela graça de Deus.

Salmos 103.14 o salmista faz a menção de que Deus se lembra sempre que nós somos pó, isto é, somos frágeis, pequenos e sem muito valor. Mas o problema não é se Deus se lembra, mas se nós nos lembramos disto!

Precisamos sempre ter isto em mente e nunca tentar roubar a gloria que é dele, ou mesmo confiar em nós mesmos para cumprirmos no nosso chamado.

2 – Para sermos usados pela graça de Deus precisamos cooperar com ela

Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, (…)

1 Coríntios 15: 10

Deus nos capacitou e nos preparou para desenvolvermos boas obras que Ele mesmo designou para nós, como lemos em Efésios 2.10.

Ele determinou nosso chamado e nos capacitou para Ele. Mas para desenvolver este chamado precisamos ouvi-lo e dar lugar para que Sua graça aja em nossa vida.

A palavra graça aqui significa: um poder divino agindo no ser humano e refletindo nas suas relações e atividades.

É esta graça, é este poder que necessitamos, um poder que nos transforma na imagem de Deus.

Não no nosso esforço, mas sim ele fazendo em nós a transformação para nos amoldarmos à imagem de Seu Filho Jesus, nosso irmão mais velho.

Mas como o apóstolo nos escreve em 2 Coríntios 6-1, precisamos cooperar com Deus no sentido de nos subordinarmos à sua vontade, cooperando com a graça que em nós age, não resistindo à vontade de Deus para nossas vidas.

3 – Nossa disposição em cumprir nosso chamado faz com que a graça não se torne vã

(…) e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles (…)

1 Coríntios 15:10, parte b

O trabalho árduo é recomendado aqui. Somos exortados a seguir o seu exemplo (1Co 11.1).

O Senhor Jesus enviou os seus trabalhadores às searas, e os seus primeiros discípulos seguiram o exemplo de trabalho árduo.

Você também precisa hoje obedecer a ordem de Jesus e responder ao seu chamado e cooperar com a graça derramada em sua vida. Assim como Ele fez na vida do apóstolo Paulo ele fez na sua também, e você deve cooperar com a graça de Deus derramada em sua vida, esta medida de poder sobre você e dizer como ele disse: em mim a graça não se tornou vã, em mim a graça não se esvaziou, em mim a graça de Deus não perdeu o seu poder e eficácia!!!

Que você possa dizer como disse o apóstolo Paulo: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 2 Timóteo 4:7

4 – Quando mergulhados nesta graça, a ele tributamos toda a glória

(…) todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo.

1 Coríntios 15:10, parte c

Quando estamos conscientes de quem nós somos, do que a graça de Deus nos tornou, nos sentimos tão agraciados e com coração grato não buscamos nenhum louvor, muito menos tentamos roubar a glória que pertence somente a Ele!

Assim, sempre diremos, não eu, mas a graça de Deus em mim.

Roguemos a Deus que nos dê a cada dia da sua generosa graça, e que este poder possa encontrar lugar em nós, produzindo frutos para que outros vejam a manifestação de Cristo nas nossas vidas.

Avisos:

Seminário mais que vencedores inicia no próximo fim de semana, mobilize sua célula, esteja conosco e seja edificado pela palavra de Deus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.