teste

Não deixe a porta fechar!

Quem gostaria de encontrar Jesus ?

Creio que todos nós gostaríamos de ter um encontro  com Deus , gostaríamos de ir morar no seu , de estar junto com nosso SENHOR JESUS CRISTO. Mas como isso ainda não aconteceu, será que estamos preparados para quando a hora chegar?

A parábola relata dez virgens onde, cinco delas era prudente e cinco néscia, muitas vezes nós somos assim , as vezes prudente outra somos néscio.

  • Néscia – adjetivo característica de quem não possui conhecimento, capacidade , sentido ou coerência.
  • Prudente- que expressa prudência , com precaução e sensatez; cauteloso.

Aplicando isso em nossas vidas, podemos obter alguns aprendizados para nosso crescimento espiritual e também pessoal, pois todos nós temos sonhos e desejos pessoais para realizar nessa terra. Mas hoje vamos pensar no céu, pensar em uma terra nova, um lugar onde vamos desfrutar do melhor, e melhor ainda, esta na presença do Senhor Jesus Cristo.

Virtudes de uma pessoa prudente?

  • Levam ou guarda – versículo 4 – diz “no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas” – Uma pessoa prudente, quando ela vai fazer algo ela sempre deixa ou leva algo a mais, que seja que vai viajar ou até mês uma reserva de dinheiro para uma devido situação.
  • Não espera a boa vontade de alguém- O fato dela estar preparada, ela não precisa de se apavorar, pois já tem o que vai precisar.
  • Planejamento- Um fato que nós homens, acabamos esquecendo de fazer, quando vamos viajar, preparamos o roteiro, escolhemos as roupas, guardamos uma quantia para a viajem, definimos o que vamos gastar e como vamos, vemos o meio de transporte, planejamos tudo e como vamos fazer, caso tenha um imprevisto, nós já temos pré-planejamento do que será feito. E precisamos fazer isso, saber ter um controle do gastamos e como gastamos. Se é essencial ou não em nossas vidas. Precisamos planejar mais nossa vida espiritual , qual nosso objetivo aqui , o que estou fazendo de diferente na vidas das pessoas , eu sou uma noiva que tem azeite ou que quer azeite das pessoas emprestadas?
  •  Têm azeite- O prudente têm azeite para sua necessidade momentânea , mas também tem azeite para uma ocasião maior, sua confiança é maior , seu esperança, sua fé, seu amor , sua vontade são maiores. Mas tem hora que estamos sem azeite , estamos querendo o azeite do outros, as pessoas precisam ter fé por nós, precisam acreditar em nós , e não nós. Aquela famosa frase , ora por mim, pede para seu Deus ser ao meu favor. Não que seja errado orar pelo outros, mas é preciso que nós não nos limitemos apenas a ter o azeite para o dia-dia, precisamos tem mais azeite, para que na hora da adversidade, nossa lambadas não se apague. O prudente tem azeite.
  • Sabe dizer Não- tem hora que precisa dizer não, dizer não para o pecado , para as amizades, para aquelas coisas que não vão te ajudar. Emprestar dinheiro para um amigo, saiba que tem consequência , ou ele te paga ou não te paga, casado andado com solteiro , tem hora que precisa ver sobre esta amizade, andar com fofoqueiro, com pessoas que não quer crescer na vida. Nossos sonhos são limitados as pessoas que estão a nossa volta, como disse Thiago Brunne , somos reflexos das 5 pessoas que convivemos. Quando não falamos não, podemos entrar em varias roubadas, imagine se aquelas noivas dividissem seu azeite. Poderiam ficar de fora das bodas. Assim quando nós, não dizemos não para o pecado, também podemos ficar fora do céu.
  • Dão conselho – O prudente da conselhos corretos ,onde pode conseguir , o que fazer na hora dosufoco, na hora que está no aperto, pois eles sabem o que fazer devido a sempre pensar no que pode acontecer.
  • Pacientes – As noivas estavam dormindo , quando houve um grito , elas acordam e vão arrumar suas lâmpadas, colocar mais azeite , ou seja, no momento do desespero, elas estão tranquilas, pois sabe que têm azeite, que tem o espirito santo com elas. Precisamos pedir a Deus que sejamos prudentes, muitas vezes na minha vida eu acabei sendo néscio e até hoje as vezes podemos ser. Precisamos pedir que Deus possa nos direcionar a ser mais prudentes nas coisas que fazemos em nosso dia dia.

O que acontece quando não somos prudentes e sim néscios?

Pessoas néscias , na sua maioria tomam decisões pelo momento , tem a flor da pele seus sentimentos e não usam muito a cabeça para pensar no que fazer, com isso podemos levantar algumas características de cada um e tira algumas lições no dia dia, para que possamos crescer com isso e ser grandes homens na vida das pessoas que nós cerca.

Uma pessoa néscia tem as seguintes características!

  • São pidonas-  vivem a pedir as outras pessoas as coisas, não consegue fazer nada sozinha, precisa de ajuda para tudo, e tem que sempre na hora delas, no linguajar de hoje folgadas.
  • São descansadas- Pelo fato de confiar que as pessoas vão ajudar elas, sempre confia em no próximo, usado a lei que os irmãos vão me ajudar.
  • Tem pouco azeite- Sempre busca azeite das outras pessoas , vive momentos inconstantes dentro da igreja, sempre querendo mais e mais das outras pessoas, não tendo nada acrescentar na vida das pessoas que estão a sua volta.
  • São preguiçosos ou acomodados- Na sua maioria , tem preguiça de levar a mais, pois vai dar trabalho , não consegue fazer um planejamento do que vai precisar e com isso vive na questão de buscar algo em outra pessoa. Querem ser carregadas pelas pessoas, vive naquele momento, ora por mim , não posso ir na igreja, to com visita, não posso ir na célula , to cansado. Ou seja o azeite que tem esta bom para ele naquele momento, Já satisfaz sua necessidade.
  • Chegam sempre na ultima hora-  Sempre deixa para ultima hora, não procura fazer as coisas antes, deixa sempre para depois, sempre para o amanhã, vive debaixo do ferrão , so faz se manda. Ate sabe o que tem que fazer, mas sempre deixa para amanhã, e isso implica, sempre chegar atrasado nas coisas, confiar demais que vai dar certo. Que alguém vai ajudar, esquece que temos que pagar um preço.
  • Não pagam o preço-  As prudentes compraram azeite a mais , foram preparadas para a bodas; já as néscias , só levaram o básico, somente para pouco tempo, pois não queriam gastar do tempo dela e nem do valor delas, vivemos isso na igreja, alguns gastam tempo com Deus, buscam crescer encher sua lâmpada, afinal nós somos luz para o mundo, precisamos de azeite, o azeite significa Deus em nossa vida, o que faz nós emitir luz divina as outras pessoas, dar uma direção para que eles possam chegar até Cristo. 
  • Não conhece o noivo-  Ou melhor, não conhece a Cristo Jesus, vive momento de sono profundo, achando que dará tempo quando Cristo chegar, que o azeite que possui será suficiente para entrar no céu, esquecendo que Cristo poderá dizer : Em verdade vos digo que não os conheço. Será que hoje Cristo me conhece? Precisamos entregar nossas vidas a Cristo como nosso único salvador , pois só conhecemos alguém quando convivemos com ele , Jó 42:5 – Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos.

Precisamos deixar de ser néscios e ter uma vida voltada a Cristo , não conhecer somente o que as pessoas dizem , mas ver com seus próprios olhos e poder crescer mais em Cristo, qual será sua decisão , ser uma noiva prudente ou uma néscia. Continuar na vida que de pecado ou mudar de vida?

Precisamos ser mais radicais com nós mesmos e com as pessoas que estão a nossa volta, pois a palavra de Deus diz: Vigiai , pois, não sabeis o dia nem a hora.   Ultima característica de uma noiva prudente, ela sempre está vigiado , para que não seja pega de surpresa na hora que Cristo Jesus voltar.

E você, qual tem sido sua escolha, vive o evangelho ou é mais preocupado com suas vontades? A decisão é sua. Não deixe a porta fechar.

Por Alencar Nunes Bernardino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.